22/10/2018
menos mais
Linha Azul

Operador de Ponte Rolante IN COMPANY

Objetivo:

O Curso de Operador de Ponte Rolante do Instituto ERGON tem como objetivo o aperfeiçoamento profissional na operação do equipamento, promovendo a capacitação do aluno para operar, com base em procedimentos relativos à legislação de segurança e saúde no trabalho, em especial a NR 11 e demais normas pertinentes.

Metodologia:

As atividades de formação desenvolvidas de forma teórica e prática, colocando o aluno em contato direto com o equipamento.

Conteúdo programático (resumido):

Aulas teóricas

Introdução à Segurança e Saúde no Trabalho / O Ambiente de Trabalho x Ponte Rolante / Áreas de atuação da ponte (indústria, depósito, oficina, etc) / Logística (Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais) / Riscos do Ambiente de Trabalho / Acidentes de Trabalho / Introdução às NRs. / Estudo da Legislação específica (NR 11) / Responsabilidade do operador / Estudo dos Equipamentos (vide resumo abaixo) / Regras de segurança nas operações / Sinalização / EPIs e EPC / Aplicação de testes e exercícios.

Estudo dos Equipamentos

Introdução (Tipos e modelos de pontes rolantes) / Conceitos / Estabilidade (centro de gravidade, base, centro de carga) / Componentes da Ponte Rolante (Motor elétrico, viga, trólei (carro) talha, botoeira, freio, gancho, moitão, cabo de aço etc.) / Regras de Operação / Regras Básicas de Operação / Partida da ponte rolante / Operações diversas sem carga / Operações com carga e com cargas especiais / Regras Básicas de Segurança (de acordo com a NR 11) / Uniformização dos procedimentos para inspeção / Manutenção e conservação dos equipamentos.

Aulas práticas

Exercícios evolutivos: verificação da manutenção diária pelo operador (conforme NR11) / Identificação dos componentes da máquina / Identificação das alavancas de comando e botoeiras instrumentos do painel / Procedimentos básicos de operação (reconhecer e exercitar os movimentos básicos) / Operação sem carga / Operação com carga, e cargas especiais / Exercícios Práticos com o equipamento visando a operação segura.

Carga horária:

Conforme a necessidade (geralmente formação 16h e reciclagem 8h) 

Fundamentação legal:

Atende aos preceitos da NR 11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais - da Portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho.

Fornecemos:

Certificados individuais aos participantes presentes que atingirem as metas com satisfação desejável, e documento comprobatório para a empresa, para os fins legais; materiais de apoio (eletrônicos via CD ou e-mail). 

Solicite orçamento:

Informe reciclagem ou formação, número de participantes e local do treinamento.  

Fone11 4171-1333  – Whatsapp11 9-5874-7788 ou 

Clique para solicitar orçamento

Veja Curso de Operador de Empilhadeira Clique

Facebook Twitter Pinterest Google Plus Tumblr

Leia Também