22/10/2018
menos mais
Linha Azul

Curso para CIPEIROS e DESIGNADOS da CIPA (NR 5)

“A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador”.

Sob essa premissa, focamos nossos treinamentos na objetividade, utilizando dinâmicas que contemplam - de maneira clara e simples - o entendimento dos objetivos e a importância da comissão. Ao concluírem o treinamento os participantes terão melhor compreensão da importância do trabalho sério da comissão, práticas da prevenção aos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, e promoção da saúde do trabalhador, com a preocupação de um ambiente saudável e compatível, embasada no comprometimento com a qualidade e produtividade organizacional. 

Independentemente da metodologia adotada, a base do curso é pautada pelo que determina a NR 5 (item 5.33), contudo a abordagem é personalizada, levando em consideração a realidade do ambiente de trabalho em que os Cipeiros estão inseridos. 

Os assuntos, tais como os riscos e suas formas de prevenção, serão abordados – inicialmente – de maneira global e genérica para fins didáticos, contudo as abordagens específicas serão desenvolvidas para a atividade da empresa.

Os Cipeiros serão treinados sob a realidade das condições de trabalho a que estão submetidos.”

Convencional (20 horas)

As atividades de formação serão desenvolvidas no estabelecimento da empresa, com dinâmicas que contemplem aulas expositivas e participativas, proporcionando a abordando do conteúdo legal e prático e integração dos participantes de forma a simular uma CIPA composta dentro de empresas compreendendo seu funcionamento e atribuições, construção do Mapa de Riscos e Plano de Trabalho da CIPA. 

Conteúdo programático básico

Ambientação / Conhecendo o ambiente EaD (somente para a distância)
Conteúdo obrigatório estabelecido pela NR 5 – item 5.33:
Estudo do ambiente, das condições de trabalho, dos riscos originados do processo;
Agentes Químicos, Físicos, Biológicos, Ergonômicos e de Acidentes;
Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;
Noções sobre acidentes e doenças do trabalho;
Noções sobre a legislação trabalhista e previdenciária sobre a SST;
Princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos;
Proteções Coletivas, Proteções Individuais, Controle de riscos;
Mapa de Riscos
Programas de Prevenção
O papel da CIPA

Material de Apoio

Caderno de Estudos – atualizado - elaborado pela equipe do Instituto ERGON, de acordo com o perfil do curso e disponibilizado em PDF na forma virtual. Eventualmente - dependendo do combinado - poderá ser fornecido na forma impressa. 

Conheça também

Curso especial com 8h de aulas presenciais e atividades de campo (monitoradas) desenvolvidas pelos próprios participantes. Economize tempo e dinheiro, ganhando qualidade comprovada!
Metodologia EXCLUSIVA e INÉDITA do Instituto ERGON Clique

Entre em contato / Solicite um orçamento

 

/

Facebook Twitter Pinterest Google Plus Tumblr

Leia Também