11/05/2016
menos mais
Linha Azul

Meio Ambiente x Meio Ambiente do Trabalho


Ao contrário do que muitos pensam, o termo “meio ambiente de trabalho” não faz alusão à presença da natureza no local de trabalho.

O Meio Ambiente lecionado nas primeiras séries do ensino regular, que faz alusão aos oceanos, rios, lagos, matas, selvas, florestas, plantas, animais, seres humanos, etc., e como eles interagem, química, física e biologicamente, não tem o mesmo significado de “meio ambiente do trabalho”.

Por exemplo, numa cidade pacata, sem poluição ambiental, provida de ruas totalmente arborizadas, com rios cristalinos, significa um Meio Ambiente saudável; enquanto que, uma fábrica, nesta mesma cidade pode oferecer um meio ambiente do trabalho precário, totalmente poluído, expondo seus trabalhadores a riscos físicos, químicos, biológicos, entre outros

O termo meio ambiente de trabalho, sobretudo quando mencionado em assuntos alusivos à segurança do trabalho ou saúde do trabalhador, que – por sua vez – não se referem à proteção contra crimes ou ao trabalhador que vai ao médico para se consultar, fazer check-ups (exames de rotina), e sim, faz menção aos locais de trabalho, segundo suas características, isto é: espaço físico, setor, departamento, área, divisão, canteiro; ferramentas, máquinas, equipamentos, mobiliário; entre outros itens próprios do convívio no trabalho.

Para melhor a compreensão, vejam exemplos:

/

Em cada meio ambiente de trabalho há um conjunto de características próprias da profissão que o define.

O fato de um termo não apresentar o mesmo significado que o outro, não quer dizer que os tais não se relacionem. “Meio ambiente de trabalho” e Meio Ambiente podem se coincidir quando, por exemplo, o profissional for biólogo, mergulhador, veterinário, técnico em Meio Ambiente, geólogo, ou qualquer outro profissional que diretamente se relacionam com elementos próprios da Natureza.

Por fim, para definir de uma forma mais simples, vale dizer que “Meio ambiente do trabalho” compreende o espaço físico ou local, segundo suas características, onde o trabalhador desenvolve suas atividades laborativas.

Por colaboração de Bruno Oliveira

Facebook Twitter Pinterest Google Plus Tumblr

Leia Também